domingo, 28 de agosto de 2011

Os 10 anos da Rádio Tabajara AM

Aos domingos, no jornal A União, o jornalista Fernando Moura nos brinda com seus textos e pesquisas sobre matérias do passado na coluna "Jornal de Hontem".  A manchete deste domingo 28 de agosto foi "Aos 10 anos, a Rádio Tabajara moderniza a perene tradição".

 Primeiro prédio da Tabajara, 
emissora inaugurada em 25 de janeiro de 1937
(arquivo Josélio Carneiro)

O resgate histórico da emissora e do jornal do governo da Paraíba é uma página inteira, a 24. Fernando Moura de fato resgata fatos da história da radiofonia paraibana a partir de textos de A União no ano de 1947 quando a velha PRI-4 completava 10 anos de existência.
Para quem gosta de memória como eu e tanta gente o texto de Fernando Moura nos transporta ao passado, é uma viagem no túnel do tempo. Agradeço a gentiliza do jornalista que cita meu nome e o livro que publiquei em 2000 com dezenas de fotos e depoimentos de quem fez e faz a Rádio Tabajara da Paraíba. Ele cita inclusive a passagem de Jackson do Pandeiro e Genival Macedo pela primeira emissora da Paraíba e uma das 100 mais antigas do Brasil. Guardarei em meus arquivos este documento que o autor da biografia de Jackson do Pandeiro escreveu e dedicou a Oswaldo Travassos e Marília Moreno.

A relíquia pode ser lida na íntegra no blog do jornal A União http://jornalauniao.blogspot.com. Uma boa leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário