terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Maestro Severino Araújo e a Orquestra Tabajara

Do Rio de Janeiro, o maestro Severino Araújo, grande líder da Orquestra Tabajara, nos seus quase 95 anos, enviou um abraço aos paraibanos: “trabalhei na Rádio Tabajara de 1937 até 1945. Adorei, fui tratado muito bem por todos. Desejo bastante sucesso e parabéns pelos 75 anos da emissora que é um patrimônio dos paraibanos”. Revelou o grande músico, instrumentista e arranjador.

Severino Araújo e Orquestra na inauguração 
da  Tabajara FM, 1999. Foto: Marcos Russo

Em 4 de outubro de 1996 A União publicou a matéria Aplausos para a Orquestra Tabajara. Na entrevista Severino Araújo declarou: “A Orquestra Tabajara é quem mais faz propaganda da Paraíba no mundo inteiro”.  E isto é um fato. O corinho Espinha de Bacalhau, de autoria do maestro é tocado na Inglaterra, França, Dinamarca, Suíça, Itália, Finlândia, Portugal, Argentina, Estados Unidos, Uruguai, Alemanha, Áustria, Espanha, Holanda, dentre outros países, informava o maestro. A Tabajara é a orquestra de jazz mais antiga do mundo. Em 1996 ela realizou no Clube Cabo Branco o baile de número 13.141, e lá se vão quinze anos...
Em pé, Severino Araújo regendo a orquestra

No projeto Paraíba Nomes do Século, série histórica produzida por A União no ano 2000, o violonista Sevy Falcão escreveu sobre Severino Araújo e a Orquestra Tabjara.  Parte deste documentário foi republicada no livro Tabara- 65 anos – a Rádio da Paraíba. 
Nascido aos 23 de abril de 1917, em Limoeiro-PE, Severino Araújo, na juventude, ingressou na Orquestra Tabajara em 1936 e ela foi criada em 1933 pelo maestro Olegário de Luna Freire e Oliver Von Shosten, um excelente saxofonista. Também se tornaram músicos da Orquestra Tabajara os irmãos de Severino Araújo.
A Orquestra Tabajara tocava na Rádio Tabajara nos programas de auditório com artistas consagrados nacionalmente. Os músicos tinham programa na emissora. A vida cultural de João Pessoa teve participação muito ativa da orquestra. Além dos programas de auditório na Tabajara a orquestra se apresentava no Teatro Santa Roza, fazia saraus no Cassino da Lagoa, no Pavilhão do Chá e tocava nos bailes dos Clubes Cabo Branco e Astreia.
Em 1944 Assis Chateaubriand, paraibano dono dos Diários Associados, convidou e Severino Araújo embarcou para o Rio de Janeiro, junto com dois irmãos músicos para trabalhar na Rádio Tupi e no Copacabana Palace. Nesse ano houve a cisão da orquestra, parte dos músicos foi para o Rio. Ficou uma orquestra aqui e a do Rio passou a ser chamada Orquestra Tabajara de Severino Araújo que até hoje faz sucesso. A que ficou na Paraíba anos depois deixou de existir.

Um comentário:

  1. PARABÉNS PELA MATÉRIA. SUCESSO PRA RÁDIO TABAJARA.
    UM GRANDE ABRAÇO JOSÉLIO!

    ResponderExcluir